sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Uma falsa compreensão do que acontece

Trabalho como psicoterapeuta há muitos anos. Não canso de me surpreender com o que acontece no processo de psicoterapia e o contraste com o que descubro ser a percepção da maioria das pessoas sobre ele.
Sinto-me agora motivada a escrever sobre o tema depois de minha leitura da entrevista de Marian Salzman para o jornal O Estado de São Paulo, no dia 11 de março de 2013. Ela é considerada “a mulher que vê o futuro”. Marian Salzman é “especialista em prever tendências de comportamento”. Na sua contestação de que tal atividade não é exatamente a de futuróloga, Ms. Salzman diz que não tem poderes especiais para prever o futuro e revela algo que também é verdadeiro para o meu trabalho de psicoterapia: a origem de suas “adivinhações”.
Algumas vezes as pessoas que me procuram profissionalmente, ou se aproximam de mim em encontros sociais, comentam: a psicoterapia não é apenas uma conversa? Não é um bate-papo mais sofisticado? Ou ainda: “ah, minha terapia é fazer exercícios”, ou “minha terapia é conversar com meu filho” e tantas e tantas outras atividades. Todas ótimas, sem dúvida. Mas…
O que há em comum entre a fala e experiência de Marian Salzman e a minha de psicoterapeuta? A resposta que ela deu a seu entrevistador:
 “Para fazer o que eu faço é preciso ter uma boa formação em estatística, saber identificar e analisar padrões, determinar sua densidade e sua velocidade. Também é preciso acompanhar as notícias, ter boa formação em sociologia, antropologia e economia.”

Foi muito bom encontrar alguém que desvela o que tão pouco as pessoas sabem sobre um trabalho que parece “mágico” ou banal por sua aparente simplicidade. Porque o trabalho de psicoterapia é assim: o que parece uma simples conversa, na verdade é um encontro incomparável entre duas pessoas e requer, da psicoterapeuta, uma formação complexa envolvendo não apenas o conhecimento de técnicas, de psicopatologia, de teorias – mas a integração criteriosa de aportes da ciência, do desvelar próprio da filosofia e da literatura, do que diz a antropologia e, mais recentemente, o que a neurociência e a sabedoria do oriente nos trouxe – para só então poder fundamentar o diálogo psicoterápico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário